quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - PARTE I

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- As estatísticas da violência contra a mulher no Brasil são assustadoras.

- Em 2004 foram assassinadas, no Brasil, 3830 mulheres.

- Em 2006, no período de janeiro a junho, só em Pernambuco foram assassinadas 285 mulheres.

- 60 a 70% delas foram assassinadas por parceiros, ex-parceiros, namorados, ex-namorados. Outras 20% por parentes, vizinhos e conhecidos.

- Pernambuco é só o 3º entre os estados que mais matam mulheres. Foram 6,5 mortes por 100.000 mulheres em 2004, segundo dados da Ministério daSaúde.

- Pernambuco chama a atenção pela contradição com este cenário violento: o estado conta com uma das mais ativas e organizadas rede de organizações feministas do Brasil.

- Foi criado, em Pernambuco, em 1988, o Fórum das Mulheres de Pernambuco que reúne 67 entidades que vão de associações de agricultoras do sertão, prostitutas do Recife, domésticas e entidades universitárias.

- O dia 25 de novembro é o dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A data foi estabelecida em 1981, na cidade de Bogotá, durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano.

- O dia lembra o assassinato das irmãs Minerva, Patria e Maria Mirabal que, em 1960, militavam, na República Dominicana, contra a ditadura do General Rafael Trujillo. Assista ao filme "No Tempo das Borboletas", ele conta a história das 03 irmãs.

- Complementando as estatísticas, na América Latina e no Caribe a violência doméstica atinge de 25 a 50% das mulheres.

- Os dados aqui informados são os contabilizados pelos órgãos oficiais, não constando, obviamente, os dados das mulheres que sofrem, em silêncio, as suas humilhações.

- As estatísticas oficiais estão muito aquém da realidade...

CONTINUA...

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João Pessoa/PB

Nenhum comentário: