quinta-feira, 4 de junho de 2009

ARROZ-DE-DOCE

Menino, zona rural, Minas Gerais.

Uma colônia de lombrigas na barriga, uma solitária não tão solitária, barrigudo, magricelo, amarelo, 'zóiudo', a vontade maior que o estômago.

Adoro Arroz-Doce - pra mim Arroz-de-Doce - desde que nasci.

Fazer Arroz-de-Doce é uma arte!

Não se faz Arroz-de-Doce de 'pobre': arroz, água, açúcar... depois leite!

Faz-se Arroz-de-Doce com leite - muito leite - arroz, açúcar, uma pitadinha de sal, canela em pau e canela em pó para finalizar.

Nada de leite condensado nem gema de ovo!

Só leite!

Delícia pura!

Enfim, amo Arroz-de-Doce!

E tenho pressa quando está no fogo!

07 anos mais ou menos e minha mãe com o meu amor na panela... o leite nem tinha fervido.

Maaanhê, quero Arroz-de-Doce!

Tá cru!

Maaanhê, quero Arroz-de-Doce!

Tá cru, minino!

Tá não, eu quero Arroz-de-Doce!

50 vezes depois do maaanhê, eu quero Arroz-de-Doce a paciência da 'maaanhê!' se esgotou. Cê qué Arroiz-de-Doce? Pois vai cumê!

Um prato cheio na mão esquerda, uma colher na direita... o chinelo em cima da mesa.

Uma colherada, uma chinelada, uma colherada, uma chinelada...

A língua em fogo, o arroz cru estalando nos dentes, os olhos cheios de água... engoli na marra!

E nunca mais passei nem perto do fogão quando alguém está fazendo Arroz-de-Doce.

E por falar nisto a Nena acabou de fazer um delicioso.

Tá servido?
.
TõeRoberto-post in jampa/pb

Nenhum comentário: