quarta-feira, 23 de julho de 2008

A INGENUIDADE

CRÔNICAS&CONTOS: SUA ALMA, SUA PALMA

- Sempre fui ingênuo.

- Sempre acreditei na bondade da raça humana.

- Morei em São Paulo, Olinda, Recife, Santos, Ilhéus, João Pessoa - grandes cidades - nunca tive a infelicidade de ser assaltado ou sofrer qualquer tipo de violência.

- Enxergo a sociedade como um filme.

- É como se fosse uma fantasia.

- E violência é ficção.

- Vamos dizer que fiquei folgado.

- Vítima que não fui, acredito na solidariedade humana.

- Acredito na bondade infinita do ser humano.

- Mas o mundo não é o que eu gostaria que fosse.

- Os dados da mídia desmentem o meu otimismo.

- Dizem que eu tenho que tomar cuidado... que o ser humano é um animal mau, cruel... e violento.

- Mas sou teimoso: saio pelas ruas de João Pessoa e não consigo enxergar isto.

- Acho que não está na minha índole enxergar a maldade.

- Se é que os maus trazem uma estrela na testa... ou os bons!

- Segundo a mídia, amanhã posso ser vítima como qualquer um.

- E dirão: se fodeu por excesso de otimismo!

- Acredito que é melhor se foder com otimismo do que com pessimismo.

- O sol nasce para todos.

- A chuva lava as nossas almas.

- A noite nos acalenta ou nos esconde da vida.

- Mas se for para achar de verdade que o ser humano é mau, cruel... e violento, se for pra levar meramente pelo lado do instinto - animal que sou - aí eu poderia dizer:

- Tomem cuidado comigo!

- Eu também sou mau.

- Sou tão mau quanto você.

- Sou capaz de foder qualquer um.

- Um político, um vizinho chato, o colega de trabalho, um amigo, a minha mulher e o meu filho... aquele filho-da-puta que fodeu o "Parmêra" marcando um gol aos 46 minutos do segundo tempo.

- Você não conhece a minha maldade... nem a sua.

- Ela está lá, escondidinha... só esperando ser provocada para sair.

- Mas, felizmente, não estou falando de animais, estou falando de seres humanos.

- Viver e ser humano é humano, não 'animal' como dizem hoje!

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in Jampa/PB

Nenhum comentário: