quarta-feira, 5 de março de 2008

O MEU AMIGO MARCO PIETRAGALLA

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- Há tempos atrás escrevi um poema dedicado ao meu amigo Marco Antônio Pietragalla:

A BUSCA
Busquei em vão
a explicação do ato.
Julguei-me vivo
por questão de medo.
Amei a morte
por mero disfarce.
Pulsei as veias
pra matar suspeitas.
Brilhei os olhos
pra fingir-me claro.
Movi os lábios
pra fazer-me lindo.
Amei o intacto
pra fugir da briga.
Forjei o enredo
do malabarista.
Subi na corda
fui um mau artista.

- Como se fosse ontem.

-------

- Semana passada, o poema veio-me na memória e bateu aquela angústia destinada às perdas que acumulamos pela vida afora.

- 14 anos sem Marquito! É muito tempo, pensei!

- Mexi daqui, mexi dali e o encontrei. Encontrei, me comuniquei e começamos a colocar as lembranças em dia.

- Amigos há 27 anos, sobrevoamos por noites intermináveis a noite de São Paulo.

- Intelectuais - ele, de verdade - eu, de aparecido - debatíamos nas mesas dos bares nossas visões de mundo - intelectualmente diferentes, humanamente iguais.

- E vivíamos, numa época ainda romântica de São Paulo, a nossa boêmia etilicamente poética, filosoficamente ébria.

- A noite cantava:
"E por falar em saudade
onde onda você
onde..."

- E Marco saía com o seu "bolsão" de couro, sua eterna calça jeans - como a minha - à procura do caminho de casa, muitas vezes batendo o dedo indicador contra o dedão, depois de uma conversa que o empolgara.

- E lá ia Marco fazendo os seus zig-zags pela noite longínqua da cidade adormecida na minha memória.

- Marco Antônio Pietragalla foi, na acepção da palavra, um "Marco" em minha vida.
- Foi de vital importância para mim, numa época difícil.
- Foi a mão que o destino empresta.

- E atravessamos décadas.
- E estamos vivos! Distantes, mais vivos!
- Isto emociona e grita no fundo da alma: Estamos vivos! Mais vivos do que nunca!

- Parem tudo!
- Pra mim hoje é dia de festa!
- Uma salva de fogos.
- Reencontrar um amigo é um fato extraordinário: num mundo de solitários, rei é quem tem um amigo.

- Um grande abraço para o meu amigo Marco Antônio Pietragalla.

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João Pessoa/PB

Nenhum comentário: