quinta-feira, 27 de março de 2008

O PERITO

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- O assassinato de um perito do INSS - ano passado - por conta de perícia médica, é um absurdo.

- É o sinal, cada vez mais forte, que alguma coisa podre - muito podre - vem acontecendo no Brasil.

- A vida não tem mais valor. Isto na esfera dos miseráveis e também na esfera dos abastados. É só ler jornais, ver tv e passar os olhos pela internet para confirmarmos o óbvio: ou o Brasil acaba com a violência ou a violência acaba com o Brasil.

- Mas, em contrapartida, vou lhe fazer uma pergunta: nos últimos anos você já teve o infortúnio de ficar doente e de necessitar fazer perícias no INSS?

- Não? Sorte a sua!

- Dizem que melhoraram o atendimento, acabaram com os peritos terceirizados. Tomara!, porque fazer perícia no INSS era um verdadeiro horror.

- Médicos/peritos arrogantes, ignorantes, desrespeitosos, cínicos, sádicos, estúpidos, grossos, indiferentes, desumanos, desdenhosos, apáticos, preconceituosos, ameaçadores, intransigentes.

- Médicos/peritos que não olhavam nos seus olhos, não conversavam com você, não estavam nem aí para os seus exames, para os relatórios médicos... médicos/peritos que pouco se lixavam para a sua dor.

- Estou falando de periciados esclarecidos, que batiam de frente com a intransigência e a indiferença deles.

- Comum era ver periciados de baixa renda: idosos, aleijados, cancerosos, acidentados chorando pelos corredores do INSS por conta do mau atendimento.

- O atendimento era desumano, sem nenhum tipo de cordialidade, sem nenhum tipo de profissionalismo e humanidade. Parecia, mesmo, que o INSS fazia favores aos seus segurados que pagam religiosamente em dia as suas mensalidades.

- Os médicos/peritos pareciam donos da instituição e mesmo quando atendiam ao pleito do segurado o faziam com cinismo e desdém. Tipo: "vou lhe afastar, mas você tá bonzinho - não tem nada!" Isto o segurado com 200 exames na mão!

- Infelizmente, como uma coisa leva a outra - não sei se esse foi o caso - uma relação deste tipo pode sim acabar em tragédia, que foi exatamente o que aconteceu.

- Já que os peritos agora são empregados do INSS, vamos torcer para que se humanizem as perícias e que os segurados sejam tratados com o respeito que merecem.

- Afinal de contas, o INSS existe para proteger o trabalhador e não para tratá-lo como inimigo.

- O trabalhador só procura o INSS à procura dos seus direitos constitucionais - nada mais, nada menos que isto.

- Vamos conviver! Sem violência de nenhum dos lados! Afinal, todos temos direitos: o cidadão e o funcionário público.

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João Pessoa/PB

Nenhum comentário: