sexta-feira, 10 de agosto de 2007

CINEMA PARADISO

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- Um cineasta de sucesso retorna à sua cidade natal quando é avisado da morte de um grande amigo de seu passado, que o ajudou a se apaixonar pelo cinema.

- A partir desse enredo simples, o personagem volta à sua infância e nos mostra um filme onde você chora, ri, reflete, ama, se apieda, fica irado, apaixonado e... com uma sensação de vazio.

- Dirigido por Giusuppe Tornatore, estrelado por Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Jacques Perrin, entre outros; com música de Ennio Morricone, produção italiana, lançado em 1988, Cinema Paradiso é um verdadeiro hino de amor à 7ª arte.

- O Cinema Paradiso também faz parte da minha vida. Eu também tive o meu Cinema Paradiso.

- O meu Cinema tem muita influência dos italianos (até fizeram filmes na minha cidade).

- A sala de projeção do Cinema Paradiso é exatamente igual à do meu Cinema.

- O projetor preto (fico pensando se não é da mesma marca); os cartazes dos filmes colados nas paredes da escada e da sala; as contínuas interrupções do filme; o projecionista. Tudo igual!

- Até a censura dos filmes do Cinema Paradiso era igual à do meu Cinema: feita pelo padre da cidade.

- No meu Cinema os únicos filmes livres eram os do tipo Mazaroppi, Marcelino Pão e Vinho e Paixão de Cristo.

- O resto, na sua maioria, tinha censura.

- O padre do Cinema Paradiso tinha problemas com beijos: cortava todas as cenas, não existiam beijos nos filmes do Cinema Paradiso.

- O do meu Cinema não cortava só beijos: cortava pernas, seios, diálogos, lutas, tiros, entre outras coisas. Os filmes do meu Cinema também eram mutilados pela censura.

- Hoje, lembrei-me do filme e da censura. Da censura do filme e à que fomos submetidos por mais de duas décadas.

- Comparei as duas e cheguei à conclusão: todo tipo de censura é abominável, mas aquela do Cinema Paradiso e do meu Cinema chegava a ser lúdica, inocente... engraçada; mas insensatas e absurdas como todas as censuras.

- Assista ao filme, você vai se apaixonar.

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João Pessoa/PB

Nenhum comentário: