terça-feira, 28 de agosto de 2007

PERNAMBUCO

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- Eu amo Pernambuco!

- Sua culinária: chambaril, arrumadinho, mão-de-vaca, carne de sol com macaxeira, queijo de coalho, saúna, agulha branca, cuscuz, queijo de coalho, moqueca de siri-mole, moqueca de arraia, bode, mungunzá, tapioca, canjica, pamonha goiamum.

- Suas frutas: serigüela, cajá, sapoti, pitomba, umbu, jaca, umbu-cajá, maracujá, pitanga, banana, caju, jambo, jenipapo.

- Sua música: Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho, Alceu Valença, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, Chico Science, Nando Cordel, Luiz Gonzaga, Dominguinhos.

- Seus ritmos: frevo, maracatu, afoxé, coco, caboclinho, manguebeat, forró pé-de-serra.

- Suas praias: Ponta de Pedra, Itamaracá, Maria Farinha, Janga, Pau Amarelo, Olinda, Boa Viagem, Gaibu, Calhetas, Porto de Galinhas, Serramby, Barra de Sirinhaém, Tamandaré, São José da Coroa Grande.

- Seus poetas: João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardozo, Manuel Bandeira.

- Seu carnaval: Pitombeiras, Elefante, Galo da madrugada, Bacalhau do Batata, as Virgens de Olinda, o Homem da Meia-Noite.

- Sua língua: pão de caixa, bureau, grafite, liga, massa, oxente, mainha, sacudo, minino, Ricife, arretado.

- Seus teatros, o seu cinema, seus artistas plásticos.

- Seus rios, suas pontes, suas igrejas, seu casario antigo.

- Sua gente engraçada. Suas histórias.

-----

- Eu tive a felicidade de morar em Olinda e trabalhar no Recife.
- No meu primeiro contato com a cidade do Recife aconteceu-me algo engraçado:

- Com fome, eu e Nena sentamos num bar e pedimos uma cerveja e dois cachorros-quentes.

- Veio a cerveja e logo em seguida dois sanduíches enormes de pão com carne moída e molho de tomate.

- Reclamei!

- Eu: acho que houve algum engano, eu pedi cachorro-quente!

- Garçom: Pois num é, home?

- Eu: Aquele que vem com pão e salsicha!

- Garçom: Ah, é hot-dog! O senhor queria um hot-dog!

- Calei a boca e comemos o cachoro-quente mais gostoso do mundo.

-----

- Lá, vivi e aprendi muitas outras coisas de sua cultura ímpar.

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João Pessoa/PB

Nenhum comentário: