sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O PRIVILEGIADO

- Pense num sujeito privilegiado: eu!

- Nasci pobre, mas bonito - bonito, não - lindo!

- Pesquei, cacei - isso, criança, quando nada ainda era predatório - nadei em rios, caminhei pelos campos, escalei montanhas, joguei bola, roubei frutas no quintal do vizinho, brinquei de mocinho, de pirata da perna de pau, de prateleirinha com a irmã do meu amigo, troquei figurinha, fui o rei dos gibis, colecionei marcas de cigarros... fui criança e feliz.

- Ouvi - privilégio absoluto - pelo rádio, Jerônimo, o Herói do Sertão; Juvêncio, o Justiceiro Solitário e acho que Antônio Maria - não tenho certeza.

- Acompanhei a Mairinck Veiga; O Balança Mas Não Cai, na Rádio Nacional; o Repórter Esso que para mim só trazia notícias ruins.

- Também produzi água benta colocando o copo sobre o rádio, para a bênção do Padre Donizete, às 06 horas da tarde.

- Acompanhei a Tv Tupi, a Excelsior, a Record, com seus festivais de MPB e vi a Globo, afilhada do Regime Militar, nascer simplesmente do nada.

- Nasci em Guaranésia, morei em São Paulo, morei em Sumaré, voltei pra São Paulo, voltei para Guaranésia, morei em Cássia, voltei pra São Paulo, morei em Olinda, trabalhei no Recife, morei em Recife, morei em Itanhaém, morei em Santos, morei em Eunápolis, morei na Praia de Pipa, morei em Ilhéus - em João Pessoa.

- Viajei, fiz amigos, conheci paisagens, lugares, novas culinárias, tendências musicais, sotaques, cheiros, poesias, artes plásticas; vi centenas de luares, de pores-do-sol, de tardes deslumbrantes, de manhãs apaixonantes... convivi com mil pensamentos.

- Escrevi e escrevo poesias, crônicas, contos, teatro, componho e dou uns bons tapas na cozinha.

- E canto - canto mal - mas canto.

- Saúde de ferro, um câncer vencido, nenhuma cirurgia, nunca fiquei internado, nunca tomei soro na veia, nem quebrei nada.

- Filhos - 05 - posso dizer que lindos; 03 netos, 03 poodles, a mãe viva, dezenas de amigos e uma companheira companheira.

- XY anos - inteiro - operário do Falas da Boca e feliz.

- Nada é mais importante na vida do que estar no mundo - vivo, saudável e ativo.

- E estou! - mesmo que atolado até o pescoço - continuo sendo um cara privilegiado: tanto que acabei de criar esta crônica.

- Obrigado, a quem de direito!
.
TõeRoberto-05:08-postin jampa/pb

Nenhum comentário: