quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

O FÃ

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- Visão de mundo é algo particular.

- Ouvi duas frases interessantes esta semana:

- 01) - "Quando eu morava no Brasil...".
- 02) - "Quando eu me mudei do Brasil...".

- O autor das frases: um carioca.

- Como entendi:

- 01) - Quando eu morava no Sudeste...
- 02) - Quando eu me mudei do Sudeste...

- As frases me foram ditas na cidade paraibana de Monteiro, a 300 kms de João Pessoa.

--------

- Primeira vez na cidade: encantamento total. O óbvio está na cara.

- Aquilo que a Globo mostra para o mundo, o Brasil, geograficamente localizado no Sudeste, não tem nada a ver com o que aqui vi.

- Ou aqui não é o Brasil ou o Sudeste não é o Brasil.

- São duas coisas completamente diferentes.

- Aqui temos uma cidade de músicos, poetas, que têm uma linguagem própria, um ideário comum, um amor de encantamento pelas suas raízes.

- Aqui temos um povo que ama... que canta a sua terra.

- Um canto visceral, profundo, doído que explode do fundo da alma e canta, com paixão desmedida, a sua terra, a sua gente, as suas origens.

- O Brasil sem vísceras, mostrado pela mídia dourada do Sul, não tem nada a ver com o que aqui vi.

- A diferença de "quando eu morava no Brasil..." e "quando eu me mudei do Brasil..." encontrei aqui na arte da gente sensível e libertária de Monteiro.

- Uma arte ainda intocada pelo toque de Midas dos barões da cultura, que aculturaram a nossa música, a nossa poesia, o nosso carnaval, o nosso folclore e as manifestações artísticas e culturais puras e simples das diversas comunidades espalhadas pelo Brasil afora.

- Uma cidade como Monteiro, bem pensada por quem de direito, alçaria vôos altos pelo mundo inteiro, simplesmente apresentando de maneira simples e objetiva o seu produto mais significativo: a arte de sua gente.

- Turismo limpo, inteligente e seguro para o mundo e o reconhecimento da arte impoluta e maravilhosa de seu povo.

-------

- Parabéns, Monteiro!!!

- Acabou de ganhar mais um fã!

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João Pessoa/PB

Nenhum comentário: