quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A CEGA

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- Só pra registrar!

- Conheci uma cega - daquelas de olhos brancos, assustadores.

- Sinistra! Chata! Assustadora! Uma personagem dos sonhos de Gabriel Garcia Márquez.

-------

- De manhã: eu, na varanda, lendo em silêncio - a cega passa na rua.
- Cumprimenta e pergunta: "Bom-dia!... Que horas tem aí, moço?"
- Arrepios!

- Meio-dia: aquele baita sol - a rua deserta - eu, de tênis, descendo a rua - a cega subindo a rua.
- A uns 30ms dela atravesso a rua para entrar no colégio.
- Vocifera: "Não precisa atravessar a rua pra não passar perto de mim!"
- Corri pra dentro do colégio.
- Arrepios!

- À tarde: a cega vindo pela rua, um pé de chuchu sobre o muro - alguns chuchus pendurados.
- A cega levanta a bengala, localiza o chuchu e o apanha.
- Arrepios!

- Subia no ônibus, ia a São Paulo, descia sozinha, fazia o que tinha que fazer e voltava pra Minas.
- 300 Kms!
- Arrepios!

- Uma cega sinistra.

- Hoje eu sei: a cega foi a pessoa que mais enxergava que eu conheci em toda a minha vida.
- Eu, com meus dois olhos vivos, fui o cego absoluto - o cego que não enxergou a surrealista visão da cega.

--------
Os dois olhos dos meus olhos estão brancos.
- Arrepios!

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João pessoa/PB

Nenhum comentário: