sábado, 5 de janeiro de 2008

O HOBBY

CRÔNICAS&CONTOS: SOBRE NÓS&OS OUTROS

- O ser humano é uma "figura".

- Conheci, por ouvir, uma garota - no ônibus.

- Bonita, falante, bem vestida, conversava com o motorista sobre amenidades: "Namorada de fulano". "Vai dar praia". "Eliseu? Eliseu é boiola!". "Eu conheço o Luiz". "Amigas são más companhias". "Aquele é um corno". "Leninha é fofoqueira". "Aquilo não presta". "Sabe com quem o João tá saindo?". "O forró foi massa". "Ô Jurandi, tu é muito sem-vergonha!".

- Conversa vai, conversa vem - o motorista todo animadinho - acabei descobrindo o que ela mais gostava no mundo, o seu Hobby: circular o dia inteiro pela cidade.

- Detalhe: de ônibus, com a conivência dos motoristas.

- O dia inteiro!

- Sobe em um, vai a Cabedelo. Desce, sobe em outro, vai à Rodoviária. Sobe, desce, sobe, desce, sobe, desce: vai a Cruz-das-Armas, Bessa, Bancários, Jaguaribe, Tambiá, Grotão, Cabo Branco, Mangabeira, Castelo Branco, Ponta do Seixas, Manaíra, Torre, Roger, Intermares, Poço, Centro.

- Senta-se atrás do motorista e conversa ... amenidades.

- Maria Lúcia, este é o nome da moça, não tem tédio, nem com que se preocupar.

- Suas conversas com os motoristas não abrangem o Aquecimento Global, o Al Qaeda, a Guerra do Iraque, o Bush, a Poluição, a Violência no Brasil e no Mundo, os Pseudobenfeitores de Brasília, o Menor Abandonado, o Lucro Exorbitante dos Banqueiros, o Enriquecimento de Urânio pelo planeta afora, a Globalização, os Desempregados - ela própria é uma - o Turismo Sexual e a Merda que é o trânsito nas capitais brasileiras.

- Maria Lúcia se alimenta de amenidades. Dorme leve e acorda leve pra mais um dia de pequenas amenidades.

- E ela circula no seu mundo com desenvoltura. É conhecida, querida e sua presença é uma recompensa para os motoristas que lidam no dia-a-dia com as pessoas tristes da vida.

- E eles ficam menos cansados desse ir e vir diário, sem chegar a lugar nenhum.

- Os motoristas sempre a procuram no próximo ponto: ansiosos para deixar de lado a lida dura da vida e viver um pouco de amenidades.

- Acho que ela é apenas uma pessoa à procura de companhia.

- Um anjo com quem os motoristas conversam, olhando para trás - e nunca batem o ônibus.

- Essa é Maria Lúcia, cidadã brasileira, Paraibana de João Pessoa.

--------
Ainda descendo do ônibus, ouvi:

- "Ô Jurandi num me diz que tu comeu a Gisele, home!"

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in João Pessoa/PB

Nenhum comentário: