sexta-feira, 27 de junho de 2008

O PINTA-BRAVA

CRÔNICAS&CONTOS: COM A SUA LICENÇA

- Outro dia eu estava em um forró, numa barraca de praia.

- Um grupo executando um forró pé-de-serra de boa estirpe.

- Estava olhando o sanfoneiro - forrozeiro nato - e me lembrei de um falar que existia em Minhas Gerais nos meus tempos de criança:

- Fulano é Pinta-Brava!

- Comentei com Mél: coitada da mulher deste sanfoneiro, o sujeito é Pinta-Brava! Ele pertence ao forró.

- É só olhar:
- O sujeito é um condor sobrevoando as montanhas.
- Um búfalo nas pradarias do velho oeste americano.
- Um tubarão cortando as águas do oceano.
- Um carioca assistindo a um FlaFlu.
- Um brasileiro que ganhou a mega-sena.
- É um homem livre.

- O gingado do corpo, o manuseio da sanfona, a voz, o sorriso, a simpatia nata, o jeito com as mulheres, o repertório colocam o sujeito numa noutra esfera.

- Não é um sujeito comum.
- Não nasceu para fazer contas em bancos.
- Usar a picareta na rua.
- A enxada na roça.
- A caneta no escritório.
- O bisturi no hospital.
- A voz na tribuna.
- Não nasceu para fabricar bens.

- Nasceu para tocar sanfona.
- É um xifópago.
- Nasceu grudado com ela.
- Nasceu para fabricar sonhos.

- São carne&unha.
- Romeu&Julieta.
- Tristão&Isolda.
- Marco Antônio&Cleópatra.
- Mar&horizonte.

- É um sujeito fora das leis do universo.
- Não é pobre nem rico.
- É apenas um sujeito com o seu ritmo.
- Com a sua música.
- A sua alma despojada de tristeza.

- Vive acima dos vis mortais que - sem importar a idade - encantados com a sua magia dançam, cantam, pulam e se rendem aos encantos de um homem que nasceu para sublimar.

- Domingo eu vou de novo.

- Quero me render aos encantos do Pinta-Brava.

- E reencontrar o meu ritmo - que há muito tempo perdi!

(Fonte: Texto - Autoria de TõeRoberto)
Post in Jampa/PB

Nenhum comentário: